Skip to content

Opinião

31 de maio de 2011
Bom talvez não seja um post contínuo, mas neste momento to começando a série Opinião, onde vou comentar, criticar e apoiar determinados assuntos. Alguns sugeridos por vocês, outros por livre e espontânea vontade.

Manifestação dos professores estaduais de SC

Concordo que devam se manifestar em exigir seus direitos e também a lei, mas desde que eu cursava o ensino médio em um colégio estadual, os professores fazem essa greve todos os anos. Dos três anos que estive no ensino médio, todos tiveram pelo menos um dia de reivindicação. E posso dizer também que nenhum dia de aula foi reposto, nem em período de férias, nem nos finais de semana, nem nunca.

Só acho uma coisa, se esse mesmo tipo de protesto nunca funcionou, podiam tentar de outra maneira (ta não tenho uma idéia de outra maneira, mas pensem).

Hoje vejo meu antigo professor nas TVs, nos jornais dando o mesmo discurso que já deu pra minha turma e que todos já cansamos de ouvir tanto como alunos quanto como cidadãos preocupados com a educação da cidade.

Não estou criticando ou achando erradas essas manifestações, até apoio. Só no estado de Santa Catarina são mais de 500 mil alunos que já perderam aulas este mês por causa da greve. Mais de 90% das escolas estaduais aderiram a greve que já tem 13 dias (deve terminar hoje) e o governo não ta nem aí! Os alunos deveriam apoiar a idéia, e reivindicar também suas aulas, formar um caos no estado até que alguém note.

Como discutido hoje com minha turma de Jornal em sala de aula, a imprensa que deveria estar aí pra ajudar a sociedade, mas se concentra em seu monopólio e não cita essa gigante mobilização em seus noticiários nacionais por quê!? Não é de importância nacional, estadual e principalmente governamental que mais de 500 mil crianças e adolescentes estão sem aula!? Não é importante que uma lei com piso salarial criada pelo próprio governo não seja cumprida por ele mesmo!? E o novo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo não está vendo, nem sequer tomou uma posição em relação a isso!? Que governo é esse escolhemos!? Será que essa imprensa tem medo de alguma coisa? Compromisso forte com alguém que não possa romper!? E vamos combinar que tem sim.

Uma última coisa. Minha mãe é professora da rede municipal de Itajaí, e posso dizer que nunca reclamou de seu salário nem sequer participou de greve alguma. Esse mês, no dia 14, ela completou 25 anos de carreira e começou a dar entrada em sua aposentadoria;  me orgulho disso. Já fui sua aluna e acho que foi a pior coisa que ela enfrentou. Por ser criança, não entendia que tinha de ser tratada como qualquer outra aluna, e fazia de tudo pra chamar atenção até irritar; por outro lado, mesmo eu sendo filha ela jamais apontou um dedo pra mim em sala de aula me diferenciando da turma. Ela não podia me dar um peteleco em sala, nem gritar comigo só porque era sua filha, em primeiro lugar eu era aluna.

Ser professor é ter um o dom. Ter o dom de educar crianças que na maioria das vezes não são educadas em casa, ter o dom de criar seus filhos que passam mais tempo na escola ou na creche do que em casa, ter o dom da paciência, ter o dom da generosidade e da piedade. Educação vem sim antes de tudo! Como minha professora Jane comentou ainda na discussão em sala, a saúde é importante, mas como você sabe se determinado sintoma é doença se você não aprendeu, e como sabe que médico procurar se não aprendeu!?

Cada professor merece o que está exigindo!

Gostou!? Dê sua opinião, comente, curta e compartilhe nas opções abaixo!
2 Comentários leave one →
  1. 31 de maio de 2011 8:40

    A greve incomoda, atrapalha os alunos, acaba algumas vezes atrapalhando o próprio professor, mas a greve ainda é uma das únicas ferramentas de defesa do trabalhador diante da injustiça. Os professores estão no direito deles, assim como os alunos teriam o direto de protestar contra a falta de aula (fizemos isso no HSF num dos anos do ensino médio, que como tu bem lembrou sofre com greve todos os anos).

    O que tá faltando é a imprensa pegar junto com mais força mais cobrança. E principalmente os órgãos importantes. Cadê o Ministério Público? Se a lei existe ela tem que ser cumprida.

    Parabéns aos professores pela luta.

    PS: vendo a união dos professores reinvindicando seus direitos dá uma inveja boa né, nossa classe não tem essa união

  2. 31 de maio de 2011 14:03

    o bixo ta pegando… e será que vai rolar aumento ou cabeça de professore ?

Deixe um comentário

